terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Entre as letras

Meu início de ano está sendo muito proveitoso. Estou envolvida em diversas leituras.

Um livro que fala sobre como histórias podem ser contadas através de determinadas fotografias. O autor não é fotógrafo, é escritor. Ele utiliza o livro como uma conversa, e vai puxando um assunto do outro conforme as fotos que apresenta. Um título para ler despretensiosamente. Ao acaso. Pra ter na biblioteca (ainda mais para uma fotógrafa), pra reler sem compromisso.Eu ainda não comecei a ler, mas assino em baixo da observação.
O livro me chamou atenção desde que o vi. Sempre tive interesse por psicologia, comportamento humano, questões de inteligência e etc. Na semana do natal já comecei a ler. Até na praia ele já foi comigo. Realmente me conquistou. Escrito em primeira pessoa ele não é um livro de auto ajuda (o que o torna bem mais interessante). É um livro que traz exemplos que eu me identifico o tempo todo. Que me faz querer saber mais para superar certas instabilidades emocionais. Mas esse fica na casa do Isac. Então estou lendo só quando estou lá.O interessante desse presente é que o Alessandro, colega de trabalho e da faculdade e mais novo amigo, não sabia o que me dar de presente. Me tirou no amigo secreto, não me conhecia muito e resolveu dar uma lida no meu perfil do orkut pra tentar achar uma luz. E ele encontrou! De disse, quando me deu o livro, que leu lá na página sobre o meu desejo de fazer parte da história, de conhecer o mundo, do meu gosto por viajar. Ele achou que esse livro poderia me agradar. Quero dizer aqui o que falei pra ele: Bingo! Parabéns! Se tem um livro que eu olho toda vez que entro numa livraria e tenho vontade de comprar, é esse. Agora não preciso mais!! Este estou lendo também. Tudo ao mesmo tempo, e me deliciando. Uma narração leve, contada por alguém que saiu aqui de Florianópolis para ganhar o mundo. Editado aqui em SC. Eu não conheço a Sônia Bridi, mas ao ler o livro me sinto mais próxima dela. Acho que isso é fascinante nos livros, a gente pode viajar através deles


Além desses livros eu ainda divido a atenção com revistas e blogs. Um blog que eu estou adorando é o da Martha Medeiros. Já citei ela aqui anteriormente e volto a fazer isso. Além das maravilhosas crônicas, ela escreve semanalmente no blog e deixa posts muito bons. Coisas do dia-a-dia, que são tão legais quanto os textos publicados nos jornais.

Juntando o que eu li no livro do Cury, sobre saber aproveitar as coisas simples da vida, dar valor aos momentos pequenos, mas com pessoas e coisas especiais, e refletindo sobre o que a Martha disse hoje no post Feliz dia Novo, eu cheguei a minha primeira resolução de ano novo.

Devo desacelerar, e ir na contramão da correria que vai ser meu ano. Antes que eu me estresse devo ter em mente que é necessário respirar fundo, manter a calma e saber fazer uma coisa de cada vez. Uma coisa bem feita deve ter início, meio e fim.

Viver um dia por vez.

Claro, não posso simplesmente esperar que as coisas aconteçam, mas devo me planejar, organizar e viver com o menor esforço mental, desnecessário, possível.
Pra isso eu até comprei uma agenda, hahahaha. Através dela já estou me programando. E o mais engraçado hoje foi ouvir da minha irmã que o segredo de uma agenda eficaz é a gente olhar ela todo dia de noite. Ahahahahaha.
Acho que esse foi o conselho mais importante que recebi até aqui. De nada adianta os compromissos agendados se eu não souber que eles irão acontecer. Uma coisa banal, mas que faz todo sentido do mundo!

Sendo assim, a fórmula está pronta.
Tenho que colocar em prática. Deus me ajude.

Nenhum comentário: