quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Pelo mundo

Quem me conhece sabe que trabalho no Diário Catarinense. Sou diagramadora. Antes de assumir essa função não tinha muito ideia de como era essa atividade.

Entrei no DC quando cursava a segunda fase do curso de jornalismo. Até aquele momento não tinhamos estudado ainda o planejamento gráfico e nada próximo disso.

Trabalhando quase um ano na secretaria de redação nunca tinha parado para observar o que os diagramadores faziam. Sabia que era um trabalho de finalização das páginas e nada mais. Fui convidada pela editora da área para fazer parte do treinamento do novo programa que eles passariam a utilizar. Com a participação no treinamento, somado o interesse, algumas outras coisinhas e vontade de trabalhar, veio o convite: Quer ser diagramadora??

Na hora pesei tudo. Seria uma função jornalística, trabalhando diretamente envolvida na produção do jornal, por menos horas e um salário maior. Na realidade não tinha muito o que decidir, foi só uma questão de quando começar.

Desde então passou 1 ano e 5 meses. Hoje faço coisas que nunca imaginei. Posso dizer que conheço profundamente o programa que eu uso e tenho a capacidade de fazer um projeto gráfico. A gente aprender muita coisa na prática, acho que a gente só aprende assim...


Falo isso tudo pra mostrar uma coisa bem interessante.


Essa é uma reprodução de uma página na internet que mostra muitas capas de jornais, do mundo todo, no dia posterior a posse do Obama. Como a maioria dos jornais trabalhou com fotos de agência é muito interessante ver o trabalho feito pelos profissionais.

Entre as capas, bem lá no alto, está a do DC, jorna que eu e uma equipe fazemos todos os dias.

Quando eu explico pra alguém meu trabalho não consigo passar, apenas com a definição, a emoção de saber que estou fazendo parte da história, que sou testemunha das coisas que acontecem, por mais burocrático que possa ser meu trabalho.

Recomendo a página não só para os colegas jornalistas, mas para todos os interessados nos acontecimentos do mundo.

Nenhum comentário: